A ortopedia funcional dos maxilares é a versão européia da ortodontia norte-americana. A associação de ambas permite correções ósseas e dentárias prescindindo extrações e cirurgias ortognáticas em grande parte dos casos tratados.
As raízes dentárias estão implantadas no arcabouço esquelético da face e a extração pode acarretar perda de dimensões faciais. Sendo assim, quando as correções preservam os dentes, ganha-se em estética facial e bucal.
Dentro das inovações técnicas desenvolvidas pela Dra. Ana Cláudia Barbosa, inclui-se a estimulação de crescimento ósseo nas arcadas, viabilizando a erupção de dentes sem espaço, incluindo os sisos. As técnicas empregadas podem ser utilizadas em adultos e crianças, com efeito.
A vinda de cada elemento dentário promove um crescimento ósseo nas estruturas bucais e faciais, tanto em altura quanto em largura e profundidade. A vinda dos sisos desfecha essa arquitetura.
Em termos de saúde geral, isso representa uma melhor qualidade respiratória, postural e de fluidos no meio ambiente bucal.
A trajetória de correção nesses moldes permite um recondicionamento neuro-muscular, de modo que, o organismo assimila a transformação processada, concebendo-a gradativamente e com maior estabilidade pós-correção. Além disso, os riscos envolvidos são menores, bem como o investimento financeiro.
A ortopedia funcional dos maxilares utiliza aparelhos removíveis e o êxito do tratamento requer disciplina do paciente; virtude esta que coroa todos os grandes sucessos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário